Perfume das Noites de Verão
Sente-se ao entardecer, pela madrugada dentro, ao nascer do sol. O perfume da cidade, o meu perfume, da minha cidade. Procurava nas flores, nas árvores. Estacava no meio da rua quando o sentia. Procurava-o pelas avenidas, pelas ruas, pelos jardins. Sentia saudades dele no Inverno. Porque é que não podemos capturar um cheiro como fazemos com uma fotografia?
Um dia fui apanhada pelo jardineiro do Jardim da Estrela. Sorriu-me. Retribuí e não tive que lhe perguntar nada. "É o cheiro das flores das tílias", disse-me. "Só abrem de noite". E eu olhei para cima, para aquelas árvores imponentes, seculares, cujas raízes rebentam com o chão. E vi, no meio das folhas verdes, bem lá no alto, umas minúsculas flores. Brancas. Perfumadas. Com cheiro às noites de Verão.
7 comentários:
Já tinha saudades destas noites de verão
Também já tinha saudades. Os aromas apaziguam-nos as fúrias e dão-nos esperanças. Feliz regresso.
Também ja fiz essa pergunta: "Porque é que não podemos capturar um cheiro como fazemos com uma fotografia?" Não só em Lx como em muitos outros lados, gravarmos um cheiro é, por vezes, tudo o que nos resta de um passado belo... Este post diz-me muito, até porque fala do jardim ao lado do sítio onde nasci: na Estrela... Gostei da tua escrita... voltarei cá mais vezes... não pares de escrever...
Ola,
é possivel fazeres um post pequenino a divulgar o lançamento em lisboa do meu livro? podes usar a capa.
no meu site esta a info:
www.tiagonene.pt.vu
conto ctg lá tambem, claro:)
vai estar la algumas pessoas conhecidas. Aparece!
Posso pedir a vossa opinião?
http://grafitosdalx.blogspot.com/2007/09/mandei-uma-sugesto-ao-sr-presidente-da.html#links
Apresentamo-nos:
Somos o blogue do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga.
Somos "novos" nestas lides blogais...
Ajude-nos com as suas ideis e opiniões! .......
Também somos Lisboa!
Visite-nos ! ....
Enviar um comentário