quinta-feira, junho 21, 2007

Perfume das Noites de Verão

Sente-se ao entardecer, pela madrugada dentro, ao nascer do sol. O perfume da cidade, o meu perfume, da minha cidade. Procurava nas flores, nas árvores. Estacava no meio da rua quando o sentia. Procurava-o pelas avenidas, pelas ruas, pelos jardins. Sentia saudades dele no Inverno. Porque é que não podemos capturar um cheiro como fazemos com uma fotografia?
Um dia fui apanhada pelo jardineiro do Jardim da Estrela. Sorriu-me. Retribuí e não tive que lhe perguntar nada. "É o cheiro das flores das tílias", disse-me. "Só abrem de noite". E eu olhei para cima, para aquelas árvores imponentes, seculares, cujas raízes rebentam com o chão. E vi, no meio das folhas verdes, bem lá no alto, umas minúsculas flores. Brancas. Perfumadas. Com cheiro às noites de Verão.

7 comentários:

Ninas disse...

Já tinha saudades destas noites de verão

Coca disse...

Também já tinha saudades. Os aromas apaziguam-nos as fúrias e dão-nos esperanças. Feliz regresso.

Hélio disse...

Também ja fiz essa pergunta: "Porque é que não podemos capturar um cheiro como fazemos com uma fotografia?" Não só em Lx como em muitos outros lados, gravarmos um cheiro é, por vezes, tudo o que nos resta de um passado belo... Este post diz-me muito, até porque fala do jardim ao lado do sítio onde nasci: na Estrela... Gostei da tua escrita... voltarei cá mais vezes... não pares de escrever...

Velasquez disse...

Ola,

é possivel fazeres um post pequenino a divulgar o lançamento em lisboa do meu livro? podes usar a capa.

no meu site esta a info:

www.tiagonene.pt.vu

conto ctg lá tambem, claro:)
vai estar la algumas pessoas conhecidas. Aparece!

Alx disse...

Posso pedir a vossa opinião?

http://grafitosdalx.blogspot.com/2007/09/mandei-uma-sugesto-ao-sr-presidente-da.html#links

G.A.M.N.A.A. disse...

Apresentamo-nos:

Somos o blogue do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga.

Somos "novos" nestas lides blogais...

Ajude-nos com as suas ideis e opiniões! .......

G.A.M.N.A.A. disse...

Também somos Lisboa!




Visite-nos ! ....